O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística

Leolíbia Luana Linden, Marisa Bräscher

Resumo


O estudo analisa Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística desenvolvidos em diferentes países, a fim de verificar a descrição de conteúdo nestes documentos. Trata das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental, assim como seus respectivos objetos: produtos, instrumentos e processos. Apresenta correntes teóricas do pensamento arquivístico: tradicional, records management e integrada, assim como, discorre sobre o histórico da descrição arquivística e o desenvolvimento de manuais, normas e orientações que foram criadas na intenção de padronizar o processo de descrição arquivística. Realiza levantamento de Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística em diferentes países, tendo sido coletados e caracterizados 12 que se apresentam em línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Dentre esses, foram selecionados oito Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística que contemplam a descrição de conteúdo em sua estrutura, possibilitando, assim, a análise da existência ou não de características das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação e a identificação dos aspectos indicados pela literatura da área de TTI: processos, produtos e instrumentos. Conclui-se que documentos de arquivo apresentam características específicas que precisam ser analisadas de forma diferente dos bibliográficos. No entanto, é possível estabelecer diálogo entre as áreas de Tratamento Temático da Informação e Arquivologia, visando à melhoria do acesso à informação. Contribui-se com a transposição desses conceitos e teorias, oriundos da Ciência da Informação, ao contexto do documento de arquivo e com as discussões acerca do desenvolvimento teórico e prático do Tratamento Temático da Informação na Arquivologia.


Palavras-chave


Descrição arquivística. Tratamento temático da informação. Instrumentos normativos de descrição arquivística. Arquivologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245243.96-124



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)