Uma análise dos principais tópicos de pesquisas investigados pelos pesquisadores doutores brasileiros

Jether Oliveira Gomes, Thiago Magela Rodrigues Dias, Gray Farias Moita

Resumo


A produção e publicação de trabalhos científicos apresentou um crescimento impressionante nas últimas décadas, sendo a internet o principal fator de acesso e difusão desses para a comunidade. Diante disto, nota-se um interesse global de todas áreas do conhecimento quanto a estudos sobre dados de produções científicas, a fim de conhecer o que se tem feito acerca da ciência. Sendo que, o entendimento sobre como as pesquisas têm evoluído, pode  servir de base para construção de políticas científicas, visando novos avanços na ciência, ou impulsionar grupos de pesquisas a se tornarem mais produtivos. Neste contexto, o objetivo do estudo é analisar os tópicos de pesquisa publicados ao longo dos últimos 55 anos de trajetória da ciência brasileira de pesquisadores doutores, no intuito de mapear o conhecimento científico e identificar temas em destaques. Para isso, são realizadas a caracterização geral e uma análise dos dados referentes às palavras-chave dos artigos publicados em anais de congressos e em periódicos, pelos doutores que têm currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Os resultados mostraram uma visão geral sobre as palavras-chave utilizadas pelos doutores, e, assim, identificação e análise dos principais tópicos de pesquisas desenvolvidos por eles. Como considerações finais, constatou-se a validade dos resultados do ponto de vista quantitativo, para auxiliar no entendimento sobre o desenvolvimento da ciência brasileira.


Palavras-chave


Palavras-chave;Tópicos de Pesquisas;Análise Bibliométrica;Plataforma Lattes;Ciência Brasileira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245242.55-82



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)