Uma análise dos principais tópicos de pesquisas investigados pelos pesquisadores doutores brasileiros

Autores

  • Jether Oliveira Gomes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Thiago Magela Rodrigues Dias Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).
  • Gray Farias Moita Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.55-82

Palavras-chave:

Palavras-chave, Tópicos de Pesquisas, Análise Bibliométrica, Plataforma Lattes, Ciência Brasileira

Resumo

A produção e publicação de trabalhos científicos apresentou um crescimento impressionante nas últimas décadas, sendo a internet o principal fator de acesso e difusão desses para a comunidade. Diante disto, nota-se um interesse global de todas áreas do conhecimento quanto a estudos sobre dados de produções científicas, a fim de conhecer o que se tem feito acerca da ciência. Sendo que, o entendimento sobre como as pesquisas têm evoluído, pode  servir de base para construção de políticas científicas, visando novos avanços na ciência, ou impulsionar grupos de pesquisas a se tornarem mais produtivos. Neste contexto, o objetivo do estudo é analisar os tópicos de pesquisa publicados ao longo dos últimos 55 anos de trajetória da ciência brasileira de pesquisadores doutores, no intuito de mapear o conhecimento científico e identificar temas em destaques. Para isso, são realizadas a caracterização geral e uma análise dos dados referentes às palavras-chave dos artigos publicados em anais de congressos e em periódicos, pelos doutores que têm currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Os resultados mostraram uma visão geral sobre as palavras-chave utilizadas pelos doutores, e, assim, identificação e análise dos principais tópicos de pesquisas desenvolvidos por eles. Como considerações finais, constatou-se a validade dos resultados do ponto de vista quantitativo, para auxiliar no entendimento sobre o desenvolvimento da ciência brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jether Oliveira Gomes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Aluno de Doutorado em Modelagem Computacional (CEFET-MG), mestre em Modelagem Computacional (CEFET-MG), especialista em Logística Integrada (Ferrovia, Portos e Terminais) (PUC-MG), especialista em Engenharia de Software (PUC-PR), especialista em Linguagem Java (UP-PR) e bacharel em Ciência da Computação (FIC-MG). Atualmente é membro do grupo de pesquisa em Sistemas Inteligentes do CEFET-MG. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Logística Multimodal, com ênfase em Melhoria de Processos, Gestão de Negócios, Processamento e Análise de Dados e Processos Logísticos (Ferrovias, Portos e Terminais). Atua e/ou possui interesse nos seguintes temas: Bibliometria; Análise de Redes Sociais; Gestão da Produção; Logística; Projeto e Análise de Algoritmos; Engenharia de Software; Automatização de Processos; Gestão de Projetos; Data Mining; Web Mining; Heurísticas Computacionais; Inteligência de Negócio; Liderança; Empreendedorismo e Inovação.

Thiago Magela Rodrigues Dias, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Doutor em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG tendo trabalhado com Bibliometria, Extração de Dados Científicos e Análise de Redes de Colaboração Científica. Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (2008), trabalhando com Arquitetura Orientada a Serviços e Web Mining com o tema: Uma Arquitetura Orientada a Serviços para emprego em Sistemas de Mineração de Dados na Web. Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFOR (2004), além de Especialização em Produção de Software - com Ênfase em Software Livre pela UFLA (2007) e Especialização em Melhoria do Processo de Software, UFLA (2007). Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria, Extração e Integração de Dados, Análise de Redes Sociais, Análise de Redes de Colaboração Científica, Engenharia de Software, Qualidade de Software, MPS.BR, Extreme Programming, Arquitetura Orientada a Serviços, Web Services, Data Mining e Web Mining.

Gray Farias Moita, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Aeronáutica pelo Imperial College, Londres (1994) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Professor Titular, Diretor de Planejamento e Gestão e atua nos programas de pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional e em Engenharia Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, alvenaria estrutural, análise não-lineares e hiperelasticidade. Trabalha, também, com sistemas computacionais inteligentes, engenharia de software e heurísticas computacionais.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

GOMES, J. O.; DIAS, T. M. R.; MOITA, G. F. Uma análise dos principais tópicos de pesquisas investigados pelos pesquisadores doutores brasileiros. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 55–82, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.55-82. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/74995. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos