Desambiguação de nomes de autores para a identificação automática de perfis acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.37-54

Palavras-chave:

Desambiguação de nomes, Resolução de entidades, Bibliometria

Resumo

A desambiguação de nomes é uma atividade fundamental em estudos bibliométricos, em particular naqueles que utilizam diferentes fontes de informação. O objetivo deste trabalho é propor e testar uma estratégia de desambiguação de nomes de autores de forma a possibilitar a identificação automática do perfil do Google Acadêmico de docentes. A estratégia proposta é baseada na busca pelos perfis dos docentes no Google Acadêmico, seguida por um processo de casamento de nomes. Adicionalmente são comparadas as publicações acadêmicas que estão cadastradas no currículo Lattes do docente e no perfil do Google Acadêmico. Por fim, a resolução de nomes ocorre, verificando-se entre os perfis compatíveis aquele que apresenta maiores evidências de pertencer ao respectivo docente. Um estudo de caso envolvendo os docentes da Universidade de São Paulo foi realizado, e o sistema automático foi capaz de identificar, de maneira correta, 4.283 perfis do Google Acadêmico. Uma análise de cobertura mostrou que o sistema foi capaz de encontrar cerca de 95% dos perfis dos docentes que possuem essa informação, e nenhum falso-positivo foi identificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Desde abril de 2008 Luciano Antonio Digiampietri é professor em RDIDP no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e é Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP.

João Eduardo Ferreira, Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado em Física - Opção Física-Computacional pela Universidade de São Paulo (1988); mestrado (1991) e doutorado (1996) em Fisica-Computacional pela Universidade de São Paulo; graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989). Pós-doutorado pela Georgia Tech, Atlanta-USA (2010). Atualmente é professor associado (livre docente) junto ao departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. É editor associado do periódico IEEE Transactions on Services Computing e tem participado de vários comitês de programas incluindo IEEE Web Services, WISE, ICSOC, ICWS, ICDE e SBBD. Publicou mais de 100 artigos nas áreas de bancos de dados e e-Science e tem recebido apoio regular das agências de fomento FAPESP, CNPq, CAPES, Ministério da Saúde e NIH-USA para financiamento de suas pesquisas. Os principais temas de interesse são: integração de bancos de dados; modelagem, análise e implementação de sistemas de informação cientes de processos; data warehouse; qualidade de dados; transações assíncronas; e recuperação de informação.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

DIGIAMPIETRI, L. A.; FERREIRA, J. E. Desambiguação de nomes de autores para a identificação automática de perfis acadêmicos. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 37–54, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.37-54. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/74064. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)