A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na Organização do Conhecimento

Autores

  • Juliana Rabelo do Carmo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cezar Karpinski Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marisa Bräscher Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245241.65-85

Palavras-chave:

Memória social. Sociocognição. Memória discursiva sociocognitiva. Organização do conhecimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a relação entre memória social e cognição social e as perspectivas de compreensão do contexto para organização do conhecimento. A pesquisa é exploratória e adota como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. O estudo compreende a memória social como fonte de conhecimento que pressupõe a experiência coletiva de um grupo. Caracteriza a sociocognição, os estudos sobre a linguagem e as discussões que este campo contempla sob a perspectiva do paradigma da cognição social. Aponta a interseção entre a memória social e a sociocognição, no ponto em que, para a interpretação da memória é necessário a compreensão do seu contexto, que possui características sociocognitivas de seus interlocutores, ou seja, a visão de mundo de quem o interpreta. O campo da memória discursiva sociocognitiva é interpretado como o âmbito onde se constituem as práticas sociocomunicativas de representação e memória. A pesquisa mostra que as questões sobre o discurso, os contextos de uso, as intenções comunicativas e sociais efetivadas pelos falantes são elementos de estudo no campo da memória discursiva sociocognitiva. Constata que a base indicada pela sociocognição para os estudos da memória social, fornece subsídios para a organização do conhecimento no que diz respeito às formas como as comunidades discursivas produzem e organizam seus conhecimentos socialmente construídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rabelo do Carmo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrado em Ciência da Informação (UFSC)

Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em História (UFSC) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC)

Marisa Bräscher, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Ciência da Informação (UNB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSC)

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

DO CARMO, J. R.; KARPINSKI, C.; BRÄSCHER, M. A relação entre a memória social e sociocognição: busca do contexto social na Organização do Conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 65–85, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245241.65-85. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71083. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos