Apropriação da informação: o processo de construção do conhecimento de catadores de materiais recicláveis
Resumo
Este artigo aborda o processo de construção do conhecimento de catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas e assessorados pelo projeto de incubação social da Universidade Federal de Goiás, a partir do tensionamento entre o conhecimento científico e o comum. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa qualitativa e quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva – exploratória. Os dados foram coletados via observação participante. Dentre os principais resultados, destaca-se que a construção do conhecimento dos catadores inseridos no contexto de incubação social ocorre via interação significativa. Isto é, quando, por meio do diálogo e imerso em estratégias metodológicas criativas, o sujeito significa as informações, provocando mudanças em sua base simbólica de conhecimento. Essa transformação ocorre somente mediante processo comunicativo. Por meio da interação, o sujeito é problematizado ao exercer a análise crítica sobre sua realidade atual como catador. Assim, ele ressignifica sua identidade, desenvolve seu sentimento de pertença, estabelece os vínculos com o grupo que trabalha e se apropria das informações que são mediadas pela equipe gestora de incubação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245233.106-129
Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar
Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.
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