Criação de padrões na web semântica: perspectivas e desafios

Maria José Vicentini Jorente, Mariana Cantisani Padua, José Eduardo Santarem Segundo

Resumo


Aborda a criação de padrões de ontologias e de que forma os recursos e práticas desenvolvidas pela equipe do Ontology Design Patterns (Projeto NEON) propõem normas e recomendações visando a organização, o acesso e a recuperação de recursos na Web Semântica. Pensar a complexidade na criação dos padrões de linguagens baseados em ontologias implica entender que ela se expressa como uma inquietude, ou seja, como resolver problemas surgidos da convergência dos sistemas implicados e integrados na Web. Desse ponto de vista, existem diversos padrões e modelos para a criação de design patterns, baseados em padrões de conteúdo, de conhecimento, linguísticos, lógicos, entre outros. O problema tratado nesse artigo é como um padrão de design provindo da ODP facilita práticas informacionais de indexação e recuperação da informação. A pesquisa, exploratória e descritiva, objetivou elucidar padrões e normas de design de ontologias, fornecendo critérios e métodos a fim de formular soluções para a criação dos padrões de ontologias facilitadores da recuperação e acesso à informação, por meio de uma Web semântica. As propostas do artigo justificam-se pela multiplicação e convergência dos meios e suportes de informação em plataformas e ambientes digitais, verificando-se um aumento dos dados e provocando urgente necessidade de gestão desses dados a nível mundial. Conclui que a investigação dessa temática em Ciência da Informação (CI) é importante para uma formação dos profissionais da informação, pois as dificuldades de recuperação da informação podem ser dirimidas por uma CI que explore os recursos de design de ontologias.


Palavras-chave


Ontholoy Design Patterns. Web semântica. Sistema Complexo. Convergências.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245233.157-178



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)