Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq)

Leilah Santiago Bufrem, Fábio Mascarenhas e Silva, Natanael Vitor Sobral

Resumo


Busca investigar as bases intelectuais dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da área de Ciência da Informação por meio das suas citações. Para compor o corpus do estudo, elege a Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, considerando o recorte temporal de 1972 até 2015. Adota como procedimentos metodológicos: (1) identificação dos bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação; (2) coleta de dados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (registros acrescidos das referências); (3) processamento dos dados, por meio de sua padronização, arrolamento e classificação no software VantagePoint; e (4) análise e apresentação de relações entre os citantes, os citados e os temas. Apresenta entre os principais resultados as obras de Castells (1999), Dahlberg (1978), Wersig (1993) e Meadows (1999) como as mais referenciadas pelos pesquisadores estudados. Ao recortar as 35 obras mais citadas, observa que aproximadamente 2/3 são de origem estrangeira, o que demonstra o peso da literatura internacional como referencial do grupo. Constata que 11 das 35 obras mais citadas (31,4%) são dos próprios bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação, sendo que 60,6% das citações a essas obras são realizadas pelos congêneres de bolsa, o que sugere a existência de reconhecimento mútuo entre os pares. Por fim, verifica que Tecnologias da Informação e Comunicação, Biblioteca, Indexação e Bibliometria são os temas mais representativos, e que a obra de Dahlberg (1978) é a de maior influência nos trabalhos ligados às Ontologias e à Organização do Conhecimento.

Palavras-chave


Produtividade em Pesquisa. Ciência da Informação. Análise de Citações. Influências Intelectuais. Cientometria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245230.115-141



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)