Análise do termo “Repositório Institucional” no Twitter: um estudo altmétrico

Vildeane da Rocha Borba, Andrea Carla Melo Marinho, Sonia Elisa Caregnato

Resumo


Apresenta uma análise altmétrica do termo “Repositório Institucional” no Twitter no período de 2009 a 2015. O estudo é de caráter qualiquantitativo, do tipo descritivo e utilizou a altmetria buscando-se auferir as postagens relacionadas ao termo, bem como realizar uma análise de conteúdo das mesmas, a fim de identificar as relações estabelecidas entre o termo e assuntos associados. Os resultados mostraram que as primeiras publicações sobre o termo Repositório Institucional em língua portuguesa no Twitter aparecem em 2009, sendo que a maior quantidade de tweets sobre o tema aconteceu em 2013. Destacou-se a prevalência da categoria “Citações sociais” e “Divulgação de Repositório Institucional”, que, na maioria das vezes, menciona a implantação de Repositórios. Nas postagens referentes às citações sociais destaca-se a menção a “Livros” e “Artigo de revista”, evidenciando o Repositório da UFBA, que disponibilizou o maior número de livros publicados pela Editora da Instituição. A hashtag mais encontrada foi #opendoar, que é o diretório oficial de repositórios acadêmicos de acesso a erto, desenvolvido pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido. Por fim, consideram-se os estudos altmétricos como uma possibilidade de análise das relações entre as mídias sociais e a produção científica, bem como uma alternativa de divulgação e/ou compartilhamento dessas informações entre os pesquisadores e interessados.

Palavras-chave


Altmetria. Métricas Alternativas. Comunicação científica. Repositório Institucional. Twitter.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245230.290-308



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)