Os fundamentos da interdisciplinaridade no Campo da Comunicação: uma análise a partir dos artigos da Compós e da Intercom

João de Melo Maricato, Filipe Reis Dias de Jesus

Resumo


São recorrentes as pesquisas com temática interdisciplinar no Campo da Comunicação, porém pouco se conhece os aportes teóricos utilizados para a sua fundamentação. Com base nos artigos publicados nos anais da Compós e da Intercom, entre os anos de 2005 e 2015, e recorrendo-se ao método bibliométrico de análise de citações, a presente pesquisa objetivou identificar os pilares teóricos da interdisciplinaridade no Campo da Comunicação brasileira. Dentre os principais resultados destaca-se, a partir dos autores citados, que os fundamentos teóricos sobre a interdisciplinaridade do Campo da Comunicação são restritos, principalmente nos textos da Compós. Constatou-se que a autoria dos textos que fundamentam o discurso da interdisciplinaridade nos artigos da Compós é predominantemente restrita a autores vinculados a uma única universidade brasileira e a textos de autores do próprio Campo da Comunicação. Não foram encontradas fortes influências, medidas pelas citações, para textos clássicos do campo da filosofia, educação, sociologia, etc. Nos artigos da Intercom, diferentemente, identificou-se fundamentação sobre interdisciplinaridade de outros campos e outros autores nacionais e internacionais, no entanto, ainda de maneira restrita. Ressalta-se a importância de maior mobilização de autores para melhor fundamentação teórica nos estudos da Comunicação, quer sejam na temática interdisciplinar ou contra interdisciplinar, pois constatou-se que em ambos os casos a fundamentação dos discursos aponta fragilidades e pouca amplitude de teorias.


Palavras-chave


Campo da Comunicação. Interdisciplinaridade. Bibliometria. Compós. Intercom.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245230.94-114



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)