Avaliação & Perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia no Brasil: reflexões em movimento

Autores

  • Angelica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245231.183-201

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Arquivologia. Avaliação & Perspectivas, Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa. Desenvolvimento científico.

Resumo

Este artigo objetiva compreender os diagnósticos e prognósticos da Ciência da Informação e da Arquivologia apresentados em Avaliação & Perspectivas. Mediante pesquisa bibliográfica e documental no fundo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, considera a relevância da publicação como instrumento estratégico para o desenvolvimento científico e tecnológico. Analisa denominações, definições, relações e recomendações dadas para as duas disciplinas no Brasil. Mais especificamente, retoma os principais avanços e desafios da Arquivologia como disciplina no Brasil. Os resultados indicam denominações, por vezes, incoerentes com as definições apresentadas. A publicação aponta dificuldades de reconhecimento da Ciência da Informação e da Arquivologia no cenário brasileiro, embora elas não comprometam as possibilidades de interlocução entre elas.

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Biografia do Autor

Angelica Alves da Cunha Marques, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Arquivologia (2003), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Desenvolveu estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e à École des Chartes (2014-2015). É professora efetiva do Curso de Arquivologia da UnB desde 2009. Está credenciada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da mesma universidade.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

MARQUES, A. A. da C. Avaliação & Perspectivas da Ciência da Informação e da Arquivologia no Brasil: reflexões em movimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 183–201, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.183-201. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/66474. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo