Comunicação como midiatização: os meios em meio à tecnologia, sociedade, linguagem, e vice-versa

Autores

  • André Dornelles Pares Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Comunicação, Midiatização, Meios, Tecnologia, Sociedade, Linguagem

Resumo

É possível dizer que o campo de estudos da comunicação, já perfeitamente instituído, permanece discutindo a natureza do conhecimento da sua área. Também é razoável afirmar que um campo de conhecimento deve possuir especificidades que o garantam como campo autônomo de estudos. Partindo destas premissas, este artigo pretende discutir de forma introdutória uma demarcação possível para o estudo da comunicação. Como alternativa, supõe a comunicação como um processo de midiatização. Para isso, considera a posição fundamental dos meios, aqui entendidos como meios eletro-tecnológicos de comunicação de massa, que permitem o acesso plural e simultâneo às mensagens que produz. A partir daí, as relações entre linguagem e sociedade que possibilitam.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dornelles Pares, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), e graduação em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação em crítica de cinema, rádio e assessoria de imprensa. Na área de Filosofia, em educação e ensino médio.

Downloads

Publicado

2009-03-13

Como Citar

PARES, A. D. Comunicação como midiatização: os meios em meio à tecnologia, sociedade, linguagem, e vice-versa. Em Questão, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 247–259, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/6480. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos