Recuperação da informação e a consulta à base de dados no processo de busca do Mecanismo Online para Referências

Autores

  • Proxério Manoel Felisberto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Roderval Marcelino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandre Leopoldo Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • João Bosco da Mota Alves Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.84-109

Palavras-chave:

Recuperação da informação. Indexação. Modelo de espaço vetorial. Mecanismo online para referências.

Resumo

Os dados das organizações crescem, exponencialmente, a cada ano e têm trazido aos administradores e gerentes incremento para tomada de decisão à qual são diariamente submetidos. Para a gestão destes dados, bem como, para descoberta de informações neles contidas, surgiram os Sistemas de Recuperação da Informação - largamente empregados no ambiente organizacional, atualmente. A Recuperação da Informação foi desenvolvida com a finalidade precípua de fornecer, rapidamente, aos usuários a informação que procuram. A avaliação de um Sistema de Recuperação da Informação é focada em seu motor de busca, medindo o quão rápido ele pode responder a uma consulta, ou o nível de relevância da informação recuperada. Este trabalho tem como objetivo verificar o impacto da utilização de motores de busca, baseados no Apache Solr® , no processo de recuperação da informação contida na base de dados do Mecanismo Online para Referências. Assim, buscaram-se na bibliografia, fundamentos para conceituar a Recuperação da Informação e tratar sobre as peculiaridades que se coadunam com o escopo desta pesquisa. Abordam-se as principais características do servidor de recuperação da informação Apache Solr® e do protótipo desenvolvido para os propósitos deste trabalho. Cabe esclarecer que o Apache Solr® foi configurado para ordenar os resultados pelo nível de relevância, sendo o Modelo de Espaço Vetorial utilizado no cálculo do grau de similaridade. Na sequência, os dados colhidos são tabulados, apresentados e analisados. Concluise que a utilização de motores de busca, baseados no Apache Solr® , impacta, positivamente, no processo de recuperação da informação contida na base de dados do Mecanismo Online para Referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Proxério Manoel Felisberto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina, do Campus Araranguá. Integrante e pesquisador do laboratório de pesquisas LPA - Laboratório de Pesquisa Aplicada.

Roderval Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Dr., Professor Adjunto do Campus Araranguá no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Campus Araranguá.

Araranguá – Santa Catarina – Brasil

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Dr., Professor Adjunto do Campus Araranguá no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Campus Araranguá e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Campus Trindade (Florianópolis-SC). 

Araranguá – Santa Catarina – Brasil

João Bosco da Mota Alves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Dr., Professor Titular (aposentado) no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Campus Araranguá e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Campus Trindade (Florianópolis-SC). 

Araranguá – Santa Catarina – Brasil

Referências

ALVES, Maria Bernadete Martins; MENDES, Leandro Luiz; ALVES, João Bosco da Mota. MORE: Mecanismo On-line para Referências. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 14., 2006, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, SIBI, 2006. p. 1-12. Disponível em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/25169972/1250144979/name/4.ALVES,M.+B.+M.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2016.

ARAUJO, Vera Maria Araujo Pigozzi de. Sistemas de recuperação da informa-ção: uma discussão a partir de parâmetros enunciativos. Transinformação, Campinas, v. 2, n. 24, p. 137-143, 2012.

CARVALHO, Lidiane dos Santos; LUCAS, Elaine R. de Oliveira; GONÇAL-VES, Lucas Henrique. Organização da informação para recuperação em redes de produção e colaboração na Web. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Cata-rina, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 71-86, jun. 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Meto-dologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

FACHIN, Gleisy Regina Bories. Recuperação inteligente da informação e onto-logias: um levantamento na área da Ciência da Informação. Biblos: revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v.23, n.1, p. 259-283, 2009.

GHORAB, M. Rami et al. Personalised information retrieval: survey and classi-fication. User Modeling and User-Adapted Interaction, Dordrecht, v. 23, n. 4, p. 381-443, May 2012.

GRAINGER, Trey; POTTER, Timothy. Solr in action. Shelter Island: Manning, 2014.

IPROSPECT. iProspetc search engine user behavior study. [S.l.], 2006. Dis-ponível em: <http://district4.extension.ifas.ufl.edu/Tech/TechPubs/WhitePaper_2006_SearchEngineUserBehavior.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015.

KUMAR, Jayant. Apache Solr PHP integration. Birmingham: Packt, 2013.

LOPES, Ilza Leite. Estratégia de busca na recuperação da informação: revisão da literatura. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 60-71, ago. 2002.

MANNING, Christopher D.; RAGHAVAN, Prabhakar; SCHÜTZE, Hinrich. An introduction to information retrieval. Draft: Cambridge University Press, 2009. Disponível em: <http://www-nlp.stanford.edu/IR-book/>. Acesso em: 22 dez. 2014.

MARTINS, Elaine Cristina Domingues; CARVALHO, Tatiana. Recuperação da informação em psicologia: LILACS e Index Psi Revistas Técnico-Científicas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p.118-130, jun. 2014.

OKADA, Susana Yuri; ORTEGA, Cristina Dotta. Análise da recuperação da informação em catálogo online de biblioteca universitária. Informação & In-formação, Londrina, v. 14, n. 1, p.18-35, ago. 2009.

OLIVEIRA, Dalgiza Andrade; ARAUJO, Ronaldo Ferreira de. Construção de linguagens documentárias em sistemas de recuperação da informação: a impor-tância da garantia do usuário. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteco-nomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 17, n. 34, p.17-30, ago. 2012.

PELTONEN, Jaakko; LIN, Ziyuan. Information retrieval approach to meta-visualization. Machine Learning, Boston, v. 99, n. 2, p. 189-229, Oct. 2014.

PONTES JUNIOR, João de; CARVALHO, Rodrigo Aquino de; AZEVEDO, Alexander William. Da recuperação da informação à recuperação do conheci-mento: reflexões e propostas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 18, n. 4, p.2-17, dez. 2013.

RAMOS, Clériston; MUNHOZ, Deise Parula. A subjetividade da relevância na recuperação da informação: análise a partir de imagens representativas. Biblos: revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 25, n. 1, p.69-79, jun. 2011.

RIBEIRO, Fernanda. O uso da classificação nos arquivos como instrumento de organização, representação e recuperação da informação. In: CONGRESSO IS-KO ESPANHA E PORTUGAL, 1., 2013, Porto. Informação e/ou conheci-mento: as duas faces de Jano. Porto: Cetac Media, 2013. p. 528-539.

RODRIGUES, Bruno César; CRIPPA, Giulia. A recuperação da informação e o conceito de informação: o que é relevante em mediação cultural? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 45-64, 2011.

SERAFINI, Alfredo. Apache Solr beginner's guide. Birmingham: Packt, 2013.

SEVERANCE, Charles. Discovering javascript object notation. Computer, Long Beach, v. 45, n. 4, p. 6-8, Apr. 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

STREHL, Leticia. As folksonomias entre os conceitos e os pontos de acesso: as funções de descritores, citações e marcadores nos sistemas de recuperação da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 101-114, 2011.

TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa; SCHIEL, Ulrich. A internet e seu impacto nos processos de recuperação da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 1, p. 9-20, 1997.

TEIXEIRA, Fábio Augusto Guimarães. A recuperação da informação e a co-laboração de usuários na Web. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

TEIXEIRA, Robson da Silva. Serviço de recuperação da informação na biblio-teca de um laboratório farmacêutico: um estudo prático. Revista Digital de Bi-blioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 2, n. 2, p. 80-89, jun. 2005.

WEIKUM, Gerhard et al. Database and information- retrieval methods for knowledge discovery. Communications of the ACM, New York, v. 52, n. 4, p. 56-64, Apr. 2009.

WHITE, Martin. Enterprise search: enhancing business performance. Sebasto-pol: O’Reilly Media, 2013.

WU, Mingfang et al. Cost and benefit estimation of experts’ mediation in an enterprise search. Journal of the Association for Information Science and Technology, New York, v. 65, n. 1, p.146-163, Oct. 2013.

XAVIER, Raphael Figueiredo. Análise de métodos de produção de interfaces visuais para recuperação da informação. 2009. 78 f. Dissertação (Mestrado)-Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

FELISBERTO, P. M.; MARCELINO, R.; GONÇALVES, A. L.; ALVES, J. B. da M. Recuperação da informação e a consulta à base de dados no processo de busca do Mecanismo Online para Referências. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 84–109, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.84-109. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63885. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)