Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva

Eveline Filgueiras Gonçalves, Rafael Alves de Oliveira, Dulce Amélia de Brito Neves

Resumo


Esta pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de suscitar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade dentro da Ciência da Informação e pelo fato de que a área carece de estudos que demonstrem enfaticamente a contribuição de outras disciplinas. Delimita-se o enfoque apenas para a contribuição teórica das ciências cognitivas e o modo pelo qual estudiosos percebem que o entendimento dos processos ligados à mente pode auxiliar na compreensão de determinados fenômenos, sendo abordada e enfatizada a questão da indexação de imagens e o modo pelo qual a polissemia imagética interfere diretamente na análise conceitual desses documentos devido ao interesse particular dos usuários e dos indexadores. Busca-se também compreender o fenômeno da polissemia sob uma abordagem cognitiva. A pesquisa acaba por concluir que embora seja evidente a necessidade de estudos que abordem profundamente a contribuição das ciências cognitivas em processos específicos dentro da Ciência da Informação, a problemática ainda não foi suficientemente abordada pelos estudiosos da área.

Palavras-chave


Indexação de imagens. Ciências cognitivas. Polissemia. Processos cognitivos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245223.110-135



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)