Características do Processo de Busca de Informação dos Pesquisadores da Área de Psicologia da Unisinos

Ana Maria Mielniczuk Moura

Resumo


Verifica as características do processo de busca de informação realizado por professores/pesquisadores da área da Psicologia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Aborda as características desse processo, entre elas as etapas do projeto de pesquisa em que realizam a busca de informação, quem geralmente faz esta atividade, quais os tipos de fontes utilizadas assim como o local preferido para a realização da busca de informação. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, aplicado através de uma entrevista, que possibilitou traçar um perfil do comportamento de busca de informação realizado pelos professores/pesquisadores, quais as características desse processo e as barreiras encontradas. Constata-se que os professores/pesquisadores utilizam preferencialmente as bases de dados em CD-ROM ou on-line para realizar a busca de informações, não utilizando-se mais os abstracts impressos. Os periódicos impressos nacionais e internacionais possuem boa aceitação entre os professores/pesquisadores, o que não ocorre com os periódicos eletrônicos, ainda pouco conhecidos. Os serviços propiciados pela internet são muito utilizados, principalmente o correio eletrônico e os diretórios de busca, o que não ocorre com as listas de discussão. As fontes pessoais são utilizadas para intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores não somente da própria instituição como de outras. As barreiras encontradas na busca de informação foram categorizadas em Barreiras Pessoais, Barreiras Institucionais e Barreiras do Ambiente ou da Tecnologia.


Palavras-chave


Busca de informação; fontes de informação; tecnologias da informação e comunicação

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)