Centros de memória no ambiente digital: em foco a análise de empresas públicas e privadas

Letícia Gorri Molina, Cláudia Araki

Resumo


As empresas demonstram a importância da preservação da memória empresarial por meio de seus Centros de Memória, relatando sua trajetória e englobando a sociedade em sua história. Como objetivo geral, pretendeu-se demonstrar como as empresas brasileiras de diversos segmentos, públicas ou privadas, preservam sua memória empresarial em meio virtual. Para tanto, delimitou-se como objetivos específicos: a) analisar como estão estruturados os Centros de Memória Empresarial no ambiente virtual; b) verificar quais tipos de documentação são disponibilizados; c) discutir a importância que as empresas dão aos Centros de Memória Empresarial. Esta pesquisa caracteriza-se como documental, exploratória e qualitativa.. O universo foi composto por 16 portais brasileiros, escolhidos de forma intencional, possuindo em comum, Centros de Memória Digital. Como resultado, observou-se que os portais demonstram importância à preservação da memória de sua empresa, tornando as informações a respeito de sua história acessível para a sociedade. Evidencia-se que memória e arquivo caminham juntos, promovendo não somente a preservação da história da empresa, como também a da sociedade. 


Palavras-chave


Centros de memória. Memória Empresarial. Preservação da memória.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245221.67-89



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)