O que o Brasil publica em Biblioteconomia e Documentação? Estudo da produção internacional e análise de clusters bibliográficos (Web of Science 2000-2014)

Daniela de Filippo

Resumo


Neste trabalho analisam-se as publicações do Brasil em Library and Information Science da Web of Science. O objetivo é conhecer as características da produção, analisar o perfil de atividade do país e detectar o corpus documental utilizado como arcabouço conceitual. A metodologia consiste em duas etapas: na primeira coletou-se a produção e obtiveram-se os principais indicadores bibliométricos de atividade, especialização e colaboração. Na segunda, utilizouse o método de bibliographic coupling para detectar “comunidades bibliográficas” com referências comuns. Os resultados mostram que os centros brasileiros publicaram 910 documentos entre 2000 e 2014, especialmente em português, sendo que as revistas editadas no país são os principais canais de difusão. Detectaram-se clusters bibliográficos diferenciados, com temáticas e autores de referência específicos e relacionados com estudos sobre Open Access, recuperação da informação, estudos métricos, organização do conhecimento e cienciometria. Essa última comunidade é a mais internacional, tanto pelas revistas de consumo quanto de difusão.

Palavras-chave


Produção científica. Clústers bibliográficos. Informação e Documentação. Brasil.

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245213.43-63



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)