Produção científica dos programas de pós-graduação de excelência no Brasil: colaboração internacional e impacto na área de Zootecnia

Autores

  • Fábio Sampaio Rosas Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Univ Estadual Paulista, Campus de Marília.

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Produção científica, Colaboração científica, Coautoria, Impacto.

Resumo

Objetivou-se estudar a colaboração científica internacional, por meio das coautorias, e o impacto dos artigos completos publicados em periódicos Qualis A1 e A2 dos Programas de Pós-Graduação de Excelência em Zootecnia, (2007-2009). Por meio dos cadernos de indicadores de produção da avaliação de pós-graduação da CAPES, coletou-se a produção científica dos programas, totalizando 125 artigos. Levantaram-se as citações recebidas na base de dados SCOPUS e o impacto dos periódicos na base SCimago Journal & Country Rank. Para verificação da correlação entre os indicadores analisados, calcularam-se os coeficientes de correlação linear de Pearson. Observou-se que o FI do periódico pode influenciar no número de citações e que há uma tendência fraca de associação do FI com o número de países coautores. Não se observou uma correlação estatisticamente significante entre o número de países colaboradores e as citações recebidas pelo artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Sampaio Rosas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Univ Estadual Paulista.

Bibliotecário Responsável de Área da Biblioteca da UNESP - Univ Estadual Paulista, Campus de Dracena.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Univ Estadual Paulista, Campus de Marília.

Mestre em Estatística e Doutora em Lógica, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Pesquisa nas áreas de Bibliometria e Cientometria, especialmente nas temáticas indicadores bibliométricos e análise de cocitação.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

ROSAS, F. S.; GRÁCIO, M. C. C. Produção científica dos programas de pós-graduação de excelência no Brasil: colaboração internacional e impacto na área de Zootecnia. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 134–149, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49171. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.