Uso de análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das universidades federais brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science

Autores

  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Análise multivariada, Componentes principais, Internacionalização, Universidades federais, Web of Science.

Resumo

O artigo tem por objetivo estudar uma técnica de análise multivariada de maneira a contribuir com a discussão e disseminação desse tipo de técnica nos estudos cientométricos no Brasil. Também objetiva aplicar essa técnica e analisar suas possibilidades de aplicação em um estudo de internacionalização da produção científica brasileira com foco nas 59 universidades do sistema federal. O estudo utiliza dados provenientes da base Web of Science, constrói um novo indicador de para avaliar a taxa de autocitação das universidades e realiza uma análise multivariada utilizando o software livre estatístico R. Os resultados permitem propor o agrupamento das universidades em 5 grupos devido as suas características reveladas pelas variáveis analisadas. O método se mostra de fácil aplicação e muito útil para estudos cientométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor no curso de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

MARTINS, D. L. Uso de análise multivariada para mapeamento do perfil de internacionalização das universidades federais brasileiras: um estudo exploratório a partir de dados disponíveis na base Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 61–72, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49150. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo