Análise histórica sobre o desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação em Angola, Moçambique e Etiópia

Roberto Lopes dos Santos Junior

Resumo


Análise histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, sobre o desenvolvimento e principais características dos campos em biblioteconomia e ciência da informação em Angola, Moçambique e Etiópia, entre a segunda metade dos anos 1970 até os primeiros anos do século XXI. A pesquisa objetivou identificar como essas disciplinas foram desenvolvidas nos três países africanos que tiveram maior relação com o antigo bloco comunista. O artigo incialmente apresenta breve pano de fundo sobre o surgimento de Angola, Moçambique e Etiópia no cenário internacional a partir de meados dos anos 1970. Posteriormente, analisou como se deu a relação entre a biblioteconomia e ciência da informação dessas nações com o bloco socialista e os países ocidentais, e, por fim, apresentou a evolução dessas áreas nos três países, discutindo separadamente cada cenário. A pesquisa apresenta que os campos em biblioteconomia e ciência da informação angolano, moçambicano e etíope se consolidaram, apesar de décadas de guerra civil e instabilidade interna, com cursos e bibliotecas públicas e privadas em atividade.

Palavras-chave


biblioteconomia em Angola; biblioteconomia em Moçambique; biblioteconomia na Etiópia

Texto completo:

PDF RESUMO




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)