A Interdisciplinaridade entre Biblioteconomia, Educação e Sociologia nos cursos de graduação da Região Sul do Brasil

Elisa C. D. Correa, Daniela Spudeit

Resumo


A Biblioteconomia, enquanto disciplina, pertence à grande área de Ciências Sociais Aplicadas. Contudo, geralmente possui seus cursos de graduação vinculados a Centros ou Faculdades de Educação. São várias as discussões arespeito do “papel social” e da função de educador do bibliotecário, assim como são frequentes também as questões que surgem sobre a interdisciplinaridade que existe entre a Biblioteconomia e áreas afins, dentre elas, as Ciências Sociais.Com base nesse contexto, e com enfoque na formação do bibliotecário brasileiro,o presente estudo propõe uma reflexão crítica a respeito dessas conexões,oferecendo um panorama das intersecções e articulações presentes nos cursos de graduação em Biblioteconomia da Região Sul do Brasil. O estudo, caracterizado como pesquisa bibliográfica, documental e exploratória, foi desenvolvido através da identificação da vinculação dos cursos com os centros das universidades e da análise de suas matrizes curriculares a fim de discutir a interdisciplinaridadea partir da oferta de disciplinas características das áreas de Educação e Sociologia. Concluiu-se que a maioria dos cursos analisados está vinculada aos centros de Educação das Faculdades pesquisadas e que, efetivamente, observa-se poucas e frágeis conexões entre as áreas, verificadas através da oferta de matérias obrigatórias ou optativas, evidenciando uma média de uma ou duas disciplinas que apresentam apenas noções gerais sobre a Sociologia e a Educação, aprofundando muito pouco o debate interdisciplinar na formação dos bibliotecários no sul do Brasil.

Palavras-chave


Biblioteconomia. Educação. Sociologia. Interdisciplinaridade. Ciência da Informação

Texto completo:

RESUMO PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)