Os discursos sobre a leitura na formação de leitores

Fabíola Ribeiro Farias, Maria da Conceição Carvalho

Resumo


O artigo discute as várias acepções do termo “leitura”, de acordo com as distintas situações em que é empregado, buscando compreender seu uso na pedagogia da leitura e em projetos para a formação de leitores. Para isso, analisa o discurso de autores e escritores sobre a leitura, através de textos teóricos e literários, bem como definições estabelecidas por dicionários da língua portuguesa, concluindo que, apesar da polissemia da palavra, é importante que pesquisadores, professores e bibliotecários compreendam o conceito de que se valem ao empregar o termo em seus projetos e pesquisas.


Palavras-chave


Leitura. Literatura. Formação de leitores

Texto completo:

PDF RESUMO




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)