O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment

Autores

  • André Bomfim dos Santos PósCom - UFBA
  • Regina Lucia Gomes S Silva PósCom - Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Recepção, Estética, Publicidade, Advertainment,

Resumo

O foco deste estudo é a recepção da publicidade no ambiente das mídias digitais, mais especificamente daquilo que é chamado, no âmbito dos estudos de marketing, de advertainment. Misto de publicidade e entretenimento, assistido e compartilhado voluntariamente, o advertainment é aqui analisado no contexto do YouTube. Como recorte, utilizamos a campanha Unleash your fingers, criada para o lançamento de um smartphone na França em 2011. Para tanto, propomos um modelo teórico que esquematiza essa recepção em três instâncias: a dimensão estética do produto audiovisual, o contexto da recepção e a ativação do comportamento de fã. São utilizados autores e conceitos oriundos dos estudos da recepção, como a estética da recepção (Jauss), a semiopragmática (Odin) e os estudos sobre fãs num contexto de novas formas de participação online (Jenkins, Fiske, Staiger).

The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainment

Abstract: The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.

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Biografia do Autor

André Bomfim dos Santos, PósCom - UFBA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É integrante do Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM) e professor universitário desde 2005 além de coordenador do Laboratório de Comunicação e Mídias Digitais do IBES - Instituto Baiano de Ensino Superior. Atua desde 1995 na área de propaganda, tendo sido responsável pelo projeto e criação de peças publicitárias impressas e audiovisuais em diversas agências de Salvador.

 

The audiovisual advertising in the context of digital media: a look at the practice of the advertainment


Abstract: The starting point of this study is the dialogue of the advertising with the digital media environment, more specifically what is called in the marketing studies, advertainment. Joint advertising and entertainment, attended and shared voluntarily, the advertainment is analyzed here in the context of YouTube. As framework, we used the campaign Unleash your fingers, created to launch a smartphone in France in 2011. The analysis is based in three vectors: the aesthetic dimension of the audiovisual product (ALVES), the context of its exhibition (BURGESS; GREEN) and the activation of fan behavior (JENKINS, FISKE, STAIGER) in its viewers.

Regina Lucia Gomes S Silva, PósCom - Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, professora no Curso de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Análise e Crítica de Cinema e Audiovisual e Estudos de Recepção

reginagomesbr@gmail.com

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Publicado

2013-07-25

Como Citar

BOMFIM DOS SANTOS, A.; GOMES S SILVA, R. L. O Audiovisual publicitário no contexto das mídias digitais: um olhar sobre a prática do advertainment. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 65–83, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/36244. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo