Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pós-graduação em Física

Autores

  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco
  • Lídia Alvarenga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Joana Coeli Ribeiro Gracia Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Física. Programas de pós-graduação. Produção científica – avaliação, Bibliometria

Resumo

Partindo da análise da produção científica nos programas de pós-graduação na área de Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009, utilizou-se a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria) para a produção científica; e qualitativa e interpretativa (análise de conteúdo) para documentos normatizadores e entrevistas. Os principais resultados constataram a existência de instrumentos de incentivo e controle da produção científica nas referidas instituições; a predominância de trabalhos dos docentes publicados em periódicos que são bem considerados perante a comunidade científica e bem classificados segundo o sistema de classificação da agência de fomento (Qualis B); preocupação quanto à predominância de avaliação da produção científica de forma puramente quantitativa; e política de avaliação da CAPES que ao mesmo tempo estimula e pressiona os pesquisadores por meio de documentos a um contexto de produtividade científica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, atua na área de comunicação científica, fluxo da informação, bibliometria, cientometria.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

CORREIA, A. E. G. C.; ALVARENGA, L.; GRACIA, J. C. R. Produção científica: reflexos da avaliação nos programas de pós-graduação em Física. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 231–247, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33370. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.