Impregnações tecnoestéticas na vida cotidiana: inconsciente óptico, filosofia da caixa preta, artealização e everyware

Autores

  • Kati Caetano Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Imagens técnicas. Sociedade computadorizada. Estética base de dados. Newsgames. Web – internet e sociedade.

Resumo

O propósito do artigo é rediscutir a relação entre discurso, sociedade e tecnologia, tendo como mote a ideia da “filosofia da caixa preta”, e expandindo-a para a configuração atual da chamada sociedade computadorizada. Busca refletir sobre posições teóricas que vêm postulando a disseminação de uma cultura do virtual às formas de vida, e apregoando a contaminação dilatada de uma práxis, em princípio afeita a determinado tipo de dispositivo, sobre o princípio da vida em sua totalidade. Em suma, trata de modos de discursivizar o mundo e de se discursivizar no mundo em face das potencialidades tecnológicas. O enfoque é o de uma estética que deriva desse contexto, com base em duas manifesta- ções empíricas exemplares da cultura digital: a da apresentação da notícia por meio de formas prevalecentes no entretenimento virtual, especificamente nos chamados newsgames, mediante o argumento da eficácia de seus resultados para o engajamento do cidadão e a da cultura da base de dados, como afirmação de um paradigma estatuído em princípio explicativo/organizador de valores, e de um regime comunicacional movido pelo afã de novidade e compulsiva interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kati Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens e do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Tuiuti do Paraná (FCSA/UTP) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Imagens, Sentidos e Regimes de Interação” ((ImagemEmídia)) nessa universidade. Mestra em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Doutora em Letras pela FFLCH-USP, com pós-doutorado em Semiótica, pelo CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França, e em Comunicação, pela UFBa. É Assessora ad hoc da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, parecerista de vários periódicos da área da Comunicação, e foi Assessora ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, até 2011. Coordenou o Mestrado em Comunicação e Linguagens, UTP, (gestão 1999-2002). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Semiótica- ABES (gestão 2006-2007). Obras publicadas: A prática da análise de discursos: literatura e sociedade (EDUFMS), O olhar à deriva: mídia, significação e cultura (Org.) (AnnaBlume); Curitiba: do modelo à modelagem (Org.) (Annablume/Champagnat), Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais (Org.) (LabCom Books, Portugal), e artigos em periódicos/capítulos de livros da área de comunicação vinculados à fotografia, ao jornalismo, à imagem digital, à estética da comunicação, e à semiótica da comunicação.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

CAETANO, K. Impregnações tecnoestéticas na vida cotidiana: inconsciente óptico, filosofia da caixa preta, artealização e everyware. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 247–264, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26873. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo