A Disputa pelo sentido: o jogo de poder na Comunicação Organizacional

Autores

  • Márcia Maria Garçon Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes
  • Mitsuru Higushi Yanaze Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional. Responsabilidade social corporativa. Poder e Comunicação.

Resumo

Este trabalho adotou como aporte teórico, os clássicos de Blumer (1980), Bakhtin (1995), Foucalt (1996) e Galbraith (1986) e os estudos contemporâneos da Comunicação Organizacional pautados no paradigma da produção de sentido (OLIVEIRA; PAULA, 2008) e da gestão sistêmica (YANAZE, 2011) com o objetivo de identificar as relações de poder e luta pelo sentido do projeto social Comunidade Educativa, promovido pela Fundação Bunge na E.E. Henrique Dumont Villares, na capital paulista. Foram realizadas entrevistas qualitativas, em profundidade, com os representantes da Fundação e da Escola e suas narrativas, classificadas em categorias léxico-semânticas de semelhança, complementaridade, diversidade e divergência, sendo posteriormente confrontadas, a fim de identificar o embate dos sentidos. Os resultados apontaram que os interesses particulares pautaram a luta pelo sentido e o poder, que a princípio esteve de posse da Fundação, migrou para o campo dos professores, sendo o significado construído entre estes sujeitos, o hegemônico nesta interação.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Garçon, Universidade de São Paulo / Escola de Comunicações e Artes

Doutoranda no Programa de Ciências da Comunicação, na área de Interfaces Sociais da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração da Comunicação e Marketing- Ceacom. Professora universitária.

Mitsuru Higushi Yanaze, Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo

Professor doutor titular da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

GARÇON, M. M.; YANAZE, M. H. A Disputa pelo sentido: o jogo de poder na Comunicação Organizacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 310–329, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26863. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo