Imaginário e ciência: novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade

Autores

  • Ana Maria Dalla Zen UFRGS

Palavras-chave:

Paradigma emergente. Transdisciplinaridade. Conhecimento-Novas perspectivas.

Resumo

Reflete sobre o conhecimento contemporâneo, a partir de uma comparação entre a ciência cartesiana e o paradigma emergente, com base nas ideias de Ilya Prigogine. Destaca a mudança provocada pela inclusão da subjetividade na construção do conhecimento, numa perspectiva de conexão entre a emoção, a paixão e a razão como estratégia para compreensão da realidade. Analisa os conceitos de disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Destaca o papel das emoções na constru- ção do conhecimento, a partir da Biologia do Conhecimento. Conclui que a integração entre ciência razão e paixão se converte num novo modo de conhecimento que, por sua vez, conduz ao reencantamento da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

DALLA ZEN, A. M. Imaginário e ciência: novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 17–26, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/23675. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos