Perfil dos usuários do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Viviane Portella de Portella Universidade Federal de Santa Maria/ Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul
  • Carlos Blaya Perez Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Estudo de usuário. Arquivo público.

Resumo

Este artigo trata sobre o perfil dos usuários do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de cunho quantitativo e de natureza aplicada. Os dados foram recolhidos mediante levantamento, sendo realizada observação direta e análise de relatórios dos serviços prestados aos usuários referentes ao período de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro de 2010. Os resultados obtidos permitiram delinear o perfil dos usuários. Assim como, identificar os temas mais pesquisados, observar a existência de políticas e programas de treinamentos de usuários e atualização de funcionários. Através desta pesquisa foi possível quantificar os atendimentos prestados a sociedade, identificar a necessidade de ampliação do programa de difusão do APERS e comprovar a relevância de suas fontes documentais para a sociedade gaúcha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Portella de Portella, Universidade Federal de Santa Maria/ Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural, especialista em Gestão em Arquivos (2010) e graduada em Arquivologia (2008) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Arquivista do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Divisão de Pesquisa e Projetos (DIPEP). Área de atuação: desenvolvimento de sistemas de arquivos e disseminação e acesso a informação.

Carlos Blaya Perez, Universidade Federal de Santa Maria

Possui mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Biblioteconomia e Documentación - Universidad de Salamanca (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Reprografia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, arquivos fotograficos, difusao, fotografia e arquivos públicos.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

DE PORTELLA, V. P.; PEREZ, C. B. Perfil dos usuários do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 346–363, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/22849. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo