Sobre imagens: tecnologias invisíveis e a transparência do espetáculo

Autores

  • Wagner Souza e Silva Professor Doutor da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Imagem. Comunicação. Tecnologia. Pós-modernidade.

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma reflexão a respeito das imagens nos meios de comunicação contemporâneos. Como ponto de partida, tem-se o modelo interpretativo de Gianni Vattimo para a presença dos mass media na sociedade pós-moderna. Sua postura otimista desenvolvida em a Sociedade Transparente será contraposta à postura pessimista de Guy Debord em a Sociedade do Espetáculo, uma teoria que ainda mantém considerável influência nos estudos dos meios. Sugere-se que a produção imagética contemporânea e a diversificação da experiência estética do sujeito determinam um cenário em que a imagem adquire aspectos muito mais conscientizadores do que alienadores. Observa-se também a influência dos dispositivos híbridos que trazem cada vez mais lógicas operacionais simplificadas, tornando-se tecnologias invisíveis que garantem a fruição estética promovida pelas imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Souza e Silva, Professor Doutor da Universidade de São Paulo

Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE - ECA/USP). Fotógrafo e pesquisador.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

SOUZA E SILVA, W. Sobre imagens: tecnologias invisíveis e a transparência do espetáculo. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 225–236, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/22132. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo