Uma reflexão sobre a construção de identidades e a comunicação no contexto das organizações em rede

Victor Márcio Laus Reis Gomes

Resumo


Este artigo é desenvolvido a partir de uma reflexão teórica sobre a divisão do trabalho na sociedade em rede, a construção de identidades e a comunicação organizacional. O objetivo é identificar possíveis abordagens para o estudo da construção de identidades no contexto das organizações em rede e sua relação com a comunicação organizacional, mais especificamente a comunicação interna. No ambiente de descontinuidades das organizações em rede, as interações e a comunicação assumem um papel central para a compreensão da construção das identidades. Com isso, a noção da identificação, e não a de identidades baseadas na continuidade das histórias de vida, parece a mais adequada para compreensão desse fenômeno.


Palavras-chave


Organizações em rede. Identidade. Comunicação organizacional.

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)