Uma reflexão sobre a construção de identidades e a comunicação no contexto das organizações em rede

Autores

  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Organizações em rede. Identidade. Comunicação organizacional.

Resumo

Este artigo é desenvolvido a partir de uma reflexão teórica sobre a divisão do trabalho na sociedade em rede, a construção de identidades e a comunicação organizacional. O objetivo é identificar possíveis abordagens para o estudo da construção de identidades no contexto das organizações em rede e sua relação com a comunicação organizacional, mais especificamente a comunicação interna. No ambiente de descontinuidades das organizações em rede, as interações e a comunicação assumem um papel central para a compreensão da construção das identidades. Com isso, a noção da identificação, e não a de identidades baseadas na continuidade das histórias de vida, parece a mais adequada para compreensão desse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professor da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

GOMES, V. M. L. R. Uma reflexão sobre a construção de identidades e a comunicação no contexto das organizações em rede. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 209–224, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/21608. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos