A Representação mediática do conflito político: um estudo sobre a cobertura informativa do confronto entre “governo e campo” em 2008

Autores

  • Esteban Andrés Zunino Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad de Buenos Aires (UBA) y Universidad Nacional de Quilmes (UNQ)

Palavras-chave:

Conflito. Campo. Governo. Meios. Agenda.

Resumo

Este trabalho propõe-se analisar a cobertura mediática do diário Clarín sobre a implementación da Resolução 125/08 de retenciones móveis às exportações agrícolas. Esta medida foi o detonante de um conflito de características inéditas entre os sectores mais poderosos do agro e o governo da Republica Argentina. A partir da Análise de Conteúdo tenta-se descrever o grau de relevancia outorgado ao caso no médio, a valoração predominante do tratamento noticioso e os atributos com os que foram apresentados os temas no período compreendido entre o 11 de março de 2008, momento do anúncio da Resolução 125, até o 17 do mesmo ano, dia de seu derogación no Senado da Nação. A base conceptual do trabalho empírico deste projecto será a teoria da Agenda Setting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esteban Andrés Zunino, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Universidad de Buenos Aires (UBA) y Universidad Nacional de Quilmes (UNQ)

Investigador del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y técnicas (CONICET) y de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Doctorando en Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Quilmes (UNQ), Argentina.

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

ZUNINO, E. A. A Representação mediática do conflito político: um estudo sobre a cobertura informativa do confronto entre “governo e campo” em 2008. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 93–109, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/18979. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo