Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação

Alex de Araujo Lopes, Isa Maria Freire

Resumo


Esta pesquisa postula apresentar um artefato tecnológico compatível que considere as diversidades ao mesmo tempo como produto fomentador de ações entre agentes e cujo tear será a interlocuções entre aqueles que transitam pelo objeto informação, gestão e participação efetiva, na perspectiva de uma inteligência coletiva projetando uma educação popular gestado pelo instrumento orçamento participativo no município de João Pessoa/PB. Os artefatos tecnológicos atuais se mostram capazes de fomentar as mediações necessárias para que as comunidades possam participar das prioridades dos seus ambientes, espaços e culturas cujo centro é a transferência e acessos de informações produzidas de forma simples e coerente. A metodologia da pesquisa-ação utilizada neste trabalho é importante como elemento de intervenção numa realidade a qual a exclusão social é ascendente e a participação do sujeito na construção do seu mundo é quase inexistente. Prevalecer à Responsabilidade Social compreendida no campo da Ciência da Informação cujo delinear é potencializar o acesso às comunidades marginais através de suas relações e entrelaços, desenvolvendo estruturas e mediando caminhos, se mostra vital para atingir o objetivo pretendido

Palavras-chave


Orçamento participativo. Inclusão social. Políticas públicas. Ciência da Informação.

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Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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