Ética em Pesquisa e Publicações Científicas
Resumo
O artigo traça um panorama sobre ética na divulgação científica. Traz definições de ética e de termos relacionados à responsabilidade autoral, apresentando fatores éticos que permeiam a divulgação da ciência em publicações periódicas, no meio eletrônico e demais canais de difusão do conhecimento atuais. Aborda a ética na publicação científica, ressaltando a importância da consciência dos envolvidos no ciclo editorial, nos diversos tipos de autoria, avaliação e edição, enfatizando a idoneidade do conhecimento. Discute a repercussão comercial desencadeada a partir de distorções de resultados de pesquisas, mostrando a fragilidade do sistema editorial quando usado como veículo de divulgação desses resultados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFEm Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar
Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.
Programa de Pós-graduação em Comunicação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br
Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos
Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)