“É bom porque é ruim!” Considerações sobre produção e consumo de cultura trash no Brasil

Autores

  • Mayka Castellano

Palavras-chave:

Cultura Trash. Estudos culturais. Consumo jovem. Fãs-produtores.

Resumo

Neste artigo, apresento um panorama do circuito de produ- ção e consumo de cultura trash. Amparada em entrevistas em profundidade com fãs/produtores e na realização de uma etnografia virtual em sites de relacionamento, analiso a importância da mídia digital como base para a criação de uma articulada comunidade que cultua artefatos culturais considerados “ruins”. Oriundos tanto da cultura massiva quanto da produção amadora, tais produtos contam com uma dedicada fruição por parte de jovens que usam a diversão como principal justificativa para o engendramento dessa crescente rede de trocas culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayka Castellano

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

CASTELLANO, M. “É bom porque é ruim!” Considerações sobre produção e consumo de cultura trash no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 283–296, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16049. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo