Apontamentos sobre as práticas de leitura: do “Livro de areia” à “sopa de letras luminosas”

Autores

  • Imara Bemfica Mineiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana do Couto Bemfica
  • Ana Maria Pereira Cardoso PucMinas-BR/Cidehus-PT

Palavras-chave:

Literacia, Práticas de leitura, Tecnologias de escrita e leitura, Literacia digital

Resumo

O artigo discute os movimentos de escrita e de leitura. Reflete sobre as mudanças decorrentes da internet e da hipermídia, cujos fatores principais seriam o concurso de recursos auditivos, visuais e a hipertextualidade e cujo resultado seria o borramento entre autor-leitor-editor, a evanescência da obra e a multiplicidade de sentidos envolvidos. PALAVRAS CHAVE: Práticas de leitura. Tecnologias de escrita e leitura. Literacia digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Imara Bemfica Mineiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Literatura Comparada da Faculdade de Letras/UFMG. Tem experiência acadêmica (pesquisa) em História e culturas políticas, História e literatura. Interesse de pesquisas em: História e Literatura na América Latina, Literatura comparada, teoria da literatura, modernidade.

Juliana do Couto Bemfica

Doutora em Ciência da Informação – ECI/UFMG. Tem experiência acadêmica (ensino e pesquisa) na área de Ciência da Informação, com ênfase em políticas públicas de informação, em especial, informação governamental, governo eletrônico, democratização e informações governamentais. Interesse de pesquisas em: impactos sociais das tecnologias de informação e comunicação; informação, educação e cultura; literacia em ambientes virtuais de educação.

Ana Maria Pereira Cardoso, PucMinas-BR/Cidehus-PT

Doutora em Ciências- ECA/USP. Tem experiência acadêmica (ensino e pesquisa) na área de Ciência da Informação, com ênfase em processos da comunicação e mudanças culturais. Interesses de pesquisa principalmente em temas que envolvam conhecer os resultados e influências das tecnologias de informação e comunicação na sociedade, englobando informática social, uso e usuários de sistemas e serviços de informação, avaliação dos impactos sociais das tecnologias de informação e comunicação, redes sociais, letramento e inclusão digital, informação governamental e gestão de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

MINEIRO, I. B.; BEMFICA, J. do C.; CARDOSO, A. M. P. Apontamentos sobre as práticas de leitura: do “Livro de areia” à “sopa de letras luminosas”. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 149–164, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/15427. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo