Publicidade autorreferencial do Diário Gaúcho: encenações do produto midiático e do leitor

Sandra Dalcul Depexe, Márcia Franz Amaral

Resumo


O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a construção do Diário Gaúcho (pertencente ao Grupo RBS) em anúncios autorreferenciais. Para encontrar os modos de encenação do produto midiático e do leitor popular, buscamos o aporte dos conceitos de articulação e contrato de comunicação. Consideramos que o texto e o contexto da mensagem publicitária se inscrevem no espaço de produção jornalística como autorreferência de um lugar marcado por determinadas matrizes culturais. O jornal é encenado como um amigo do leitor, ou seja, há o apagamento das características típicas de um produto jornalístico. Já o leitor é encenado sob duas perspectivas: uma que exalta a afetividade, a alegria e as tradições; e outra que remete à posição de subordinação e desamparo vivenciada pelas camadas populares.


Palavras-chave


Publicidade autorreferencial. Contrato de comunicação. Articulação. Jornal impresso. Diário Gaúcho. (Jornal).

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Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

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