Análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR

Autores

  • Jaqueline Costa Alves Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Metadados. Dublin Core. ETD-MS. MTD-BR. BDTD. NDLTD.

Resumo

A dificuldade de acesso e recuperação da informação ocasionada pelo aumento do volume de informações disponibilizadas sem uma forma estruturada de representação, é uma das conseqüências do uso cada vez mais freqüente da world wide web (www). Fazendo parte dessa realidade, as bibliotecas digitais procuram garantir a interoperabilidade por meio da descrição física e de conteúdo de seus itens, adotando padrões específicos de metadados. Nesse contexto, o presente artigo descreve a pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo foi analisar o conteúdo dos metadados das dissertações eletrônicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, disponibilizados para a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- BDTD, a fim de verificar se os mesmos estão sendo informados de acordo com o padrão MTD-BR e, dessa forma, contribuir para a localização e recuperação das dissertações eletrônicas dessa instituição. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem geral da pesquisa foi exploratória, tendo sido os metadados analisados de forma qualitativa e quantitativa. A abordagem qualitativa baseou-se nas recomendações do padrão MTD-BR referentes ao conteúdo dos elementos de metadados e seus respectivos atributos e a abordagem quantitativa viabilizou a comparação da quantidade de metadados informados corretamente e de forma incorreta. Os resultados obtidos possibilitaram a apresentação de sugestões de melhoria do conteúdo dos metadados informados pela UDESC para a BDTD e permitiram concluir que a biblioteca digital da UDESC, embora tenha uma boa qualidade no preenchimento dos metadados, pode vir a aprimorar este procedimento em favor da interoperabilidade e da recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Costa Alves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário La Salle (2002) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Atualmente é Técnico Universitário de Desenvolvimento da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Lingüística - Universite Laval - Québec, Canadá (1999). Atualmente, é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Terminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de termos e sistemas de organização do conhecimento.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

ALVES, J. C.; CAFÉ, L. M. A. Análise focada em metadados sob a luz do padrão MTD-BR. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 179–202, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12930. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)