Avaliação educacional na formação de professores: análise das editoras, periódicos e artigos

Matheurs Lima Frossard, Felipe Ferreira Barros Carneiro, Wagner dos Santos

Resumo


Objetiva mapear e analisar a produção científica de artigos sobre avaliação educacional na formação de professores, indexados nas bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo. O estudo baseou-se em indicadores bibliométricos e estabeleceu três eixos de análise: por editoras, periódicos e artigos. Foram mapeados 177 artigos que foram veiculados por 119 periódicos e 76 editoras. Os resultados destacam que 51% da produção dos artigos concentram-se em seis editoras comerciais. Por outro lado, países como Brasil, Espanha, Canadá e Singapura concentram mais de 50% de sua produção em editoras universitárias. Das 119 revistas, identifica-se pela lei de Bradford um núcleo de sete periódicos mais produtivos que são revistas especializadas no tema. O periódico Assessment and Evaluation in Higher Education ganhou destaque por ser o que mais publicou, com nove artigos, e veicula o estudo mais citado. Dos 177 artigos, 20 receberam ao menos 18 citações e são considerados os de maior impacto. Além disso, acumulam 64% das 1.248 citações recebidas por todos os artigos mapeados. Sinalizamos a importância de uma indústria editorial científica consolidada, que dê visibilidade às diversidades culturais das pesquisas e áreas de conhecimento, assim como à profissionalização dos processos editoriais. Ao mesmo tempo, ainda são necessárias políticas de custeio das publicações e debates sobre a monopolização da produção em poucas editoras. Acenamos, ainda, para necessidade de investigar a produção científica sobre avaliação na formação de professores em bases de dados que reúnem periódicos que são invisibilizados no mainstream da ciência, fortalecendo regiões pouco estudadas.

 


Palavras-chave


Avaliação educacional. Formação de professores. Estado do conhecimento. Indicadores bibliométricos. Base de dados

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



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Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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