Intencionalidade e mediação da informação no contexto dos ambientes informacionais digitais

Fernanda Alves Sanchez, Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Fernando Luiz Vechiato, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


O conceito de Intencionalidade abarca em sua essência a bagagem sociocognitiva dos sujeitos informacionais que sob a influência de diferentes contextos (político, social, econômico, tecnológico) produzem, interpretam medeiam, utilizam e se apropriam de informação a partir de seus comportamentos, competências, habilidades e experiências. Dentro do paradigma pós-custodial o desenvolvimento tecnológico propicia o aumento das informações que são geradas, especialmente, em ambientes informacionais digitais. Assim, estudos que possam potencializar o modo como esses ambientes são projetados se fazem necessários para que propiciem qualidade na encontrabilidade, no acesso, no uso e na apropriação das informações. Esta pesquisa busca apontar as relações entre os conceitos de Intencionalidade e de Mediação da Informação no contexto dos estudos responsáveis pela construção de projetos de ambientes informacionais digitais - a Arquitetura e Encontrabilidade da Informação. Nesse sentido, foi possível desenvolver reflexões teóricas a partir de correlações dos termos e fundamentos dos conceitos de Intencionalidade e da Mediação da Informação. Além de discussões pertinentes à área da Ciência da Informação diante de uma abordagem mais prática no contexto dos ambientes informacionais digitais.


Palavras-chave


Intencionalidade. Mediação da Informação. Arquitetura da Informação. Encontrabilidade da Informação. Informação e Tecnologia

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



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Classifica ção Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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