De mochila nas costas, reconstruindo as trilhas da revista Realidade e em busca de novas narrativas: revista Campus Repórter-UnB

Autores

  • Dione Oliveira Moura Universidade de Brasília
  • Marques Márcia Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Jornalismo impresso. Revista. Realidade (Revista). Campus Repórter (Revista).

Resumo

O artigo descreve a experiência de uma revista laboratório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, revista Campus Repórter, lançada no ano de 2007, mas, vai além e problematiza, a partir de experiências concretas, o espaço de ensino-aprendizagem em produção de reportagens como um espaço para construção de (novas) formas narrativas para o jornalismo impresso, especialmente o jornalismo de revista. Também descreve o modo de produção colaborativa da revista, a qual envolve estudantes de jornalismo, publicidade e desenho industrial, com supervisão de professores editores da área de reportagem, fotojornalismo e planejamento gráfico.Conclui que a experiência colaborativa na produção de uma revista laboratório soma resultados e que a revista tem trilhado um caminho que aponta para novas formas narrativas mais atentas à polissemia, assim como a perspectivas inovadores de narrar fatos cotidianos a partir de uma perspectiva mais contextual, com inspiração na revista Realidade (1966 a 1976).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dione Oliveira Moura, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Informação, Mestre em Comunicação. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília.

Marques Márcia, Universidade de Brasília

Mestre em comunicação pela Universidade de Brasília, jornalista profissional.

Downloads

Publicado

2010-03-10

Como Citar

MOURA, D. O.; MÁRCIA, M. De mochila nas costas, reconstruindo as trilhas da revista Realidade e em busca de novas narrativas: revista Campus Repórter-UnB. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 203–218, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10933. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos