Em busca de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais

Alessandro Rasteli

Resumo


Relata os resultados da tese de doutorado, defendida junto ao PPGCI/UNESP, intitulada Mediação cultural em bibliotecas: contribuições conceituais. O objetivo deteve-se na construção de um conceito para a mediação cultural em bibliotecas com base na Ciência da Informação no Brasil e França. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, adotando-se os métodos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando-se da análise de conteúdo como procedimento para a análise dos dados coletados. Verificou-se diversos elementos que puderam ser utilizados para formular uma proposta de um conceito de mediação cultural em bibliotecas, elaborado como: “Mediação cultural em bibliotecas é o conjunto de processos, interferências e dispositivos que possibilitam a apropriação cultural, colaborando na construção de significados com o intuito de se alcançar o protagonismo cultural e o desenvolvimento sociocultural”. O conceito de mediação cultural em bibliotecas vincula-se a processos, interações, construção de sentidos, aos paradigmas do acesso e democratização da cultura, às políticas culturais, à apropriação e o protagonismo cultural.


Palavras-chave


Mediação cultural. Mediação cultural – bibliotecas. Bibliotecário – mediador cultural. Tese – resultados de pesquisa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)