Adolescentes e mediação da leitura em biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.388-402Palavras-chave:
Mediação da leitura, Adolescentes, Biblioteca escolar, Leitor crítico, Colaboração bibliotecário-professor, Clubes de leituraResumo
A pesquisa investigou as ações de mediação e incentivo à leitura que são utilizadas por equipes de bibliotecas escolares para os adolescentes, com o intuito de formar leitores. O objetivo foi analisar o trabalho do bibliotecário escolar que desenvolve essas ações em seu modo de operar, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e com gosto pela leitura. Metodologicamente, empreendeu-se um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, embasado pelo ponto de vista da teoria etnográfica. Na coleta de dados, o ambiente de investigação foi representado por três bibliotecas escolares, uma do ensino privado, e as demais pertencentes à rede pública municipal da cidade de Belo Horizonte - MG, que atendem alunos do ensino fundamental a partir do quinto ano. A observação e as entrevistas semiestruturadas foram utilizadas para a coleta de dados, que tiveram como sujeitos da pesquisa os bibliotecários e professores que participam dessas ações. A pesquisa constatou que as atividades de mediação e incentivo são efetivas quando o mediador é leitor e mantém-se aberto ao diálogo contínuo com seus usuários e com outras instâncias da escola. Constatou-se que as ações mais bem sucedidas e longevas de formação do leitor nas três bibliotecas foram as da mediação promovida pelos encontros ininterruptos dos clubes de leitura, cujos participantes se reúnem para compartilhar leituras por eles escolhidas, pelo prazer de ler. As bibliotecas analisadas têm projetos de mediação e incentivo à leitura com a participação de professores e bibliotecários. A novidade foi a presença de professores de outras disciplinas, que se mostraram grandes mediadores da leitura. Constatou-se, também, o que vários autores da área apregoam, ou seja, bibliotecário e professor são formadores de leitores. No caso específico da pesquisa, são conhecedores da literatura para crianças e adolescentes, dos autores, gêneros literários e, principalmente, planejam-se para compartilhar as leituras, como possibilidade de formar leitores críticos e contextualizados com sua sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.