Análise da paisagem cafeeira representada: visões interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.91-110Palavras-chave:
Paisagem, Café, Análise Documental, Método QuadripoloarResumo
O presente artigo opera a leitura do documento a partir dos elementos apriorísticos da análise da imagem da paisagem, frente à experiência empírica, subsidiária da observação do objeto documental selecionado. Neste estudo, apresentam-se três objetivos: a forma de coleta de informações dos documentos relativos a acervos históricos, a análise dos contextos culturais e os argumentos que apontam para uma reflexão da articulação interdisciplinar entre áreas das humanidades. Para esta pesquisa, aplica-se o método quadripolar no estudo dos contextos culturais, entre os polos morfológico, prático, epistemológico e teórico. Conclui-se que, ao enfatizar a articulação e elementos advindos da “dinâmica investigativa quadripolar”, permite-se problematizar a leitura linear da paisagem na temática do Café para novas abordagens científicas e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.