Discurso LGBTfóbico no ciberespaço do sertão pernambucano: discriminação e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.403-429

Palavras-chave:

Blog, Sertão pernambucano, LGBTfobia, Análise foucaultiana do discurso.

Resumo

Este estudo discute como as questões LGBT têm sido alvo de comentários em blogs, suscitando discursos opressores ao mesmo tempo em que favorecem contradiscursos de resistência que dão visibilidade positiva às dissidências de gênero e de sexualidade. Diante desse paradoxo, o objetivo foi investigar, em dois blogs do sertão pernambucano, interações virtuais que confirmam essas relações de força. Empregando a análise foucaultiana do discurso, verificaram-se, principalmente, a influência do discurso de moral cristã, conjugado ao da moral biológica, e a valorização de práticas discursivas que assujeitam os indivíduos à heterossexualidade compulsória e que privilegiam a biologia em detrimento de questões culturais e sociais. De outra parte, o exercício da resistência demonstrou comportamentos menos hipócritas e defendeu a inclusão da inteligibilidade LGBT nessas ordens discursivas. Conclui-se que os blogs são dispositivos em que os discursos passam a ser cada vez mais instrumentalizados conforme os interesses. Ademais, estimula-se o debate sobre a importância dos comentários na perpetuação de valores conservadores e suas repercussões sociais e políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danuzio Weliton Gomes da Silva, Universidade de Brasília

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – Unifor; Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB) e Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - Brasil (CAPES); Professor do Curso de Administração na UFRPE/UAST.

Gustavo Henrique Carvalho de Castro, Universidade de Brasília

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB) e Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Marcus Vinicius Soares Siqueira, Universidade de Brasília

Pós-Doutor em Sociologia Clínica pelo Laboratoire de Changement Social – Paris VII; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília – DF

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

SILVA, D. W. G. da; CASTRO, G. H. C. de; SIQUEIRA, M. V. S. Discurso LGBTfóbico no ciberespaço do sertão pernambucano: discriminação e resistência. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 403–429, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.403-429. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/101386. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos