Base de Dados como Elemento Facilitador para o Tratamento dos Dados Terminológicos

Adriana Gonçalves Xavier, Ananda Feix Ribeiro, Laís Rosa dos Santos, Rafael Port da Rocha, Regina Helena van der Laan

Resumo


Relato da elaboração e da implementação de uma base de dados desenvolvida como ferramenta auxiliar para o tratamento dos dados coletados para a pesquisa - Avaliação dos Descritores Relativos a Ciências da Informação, Empregados no Processo de Indexação Alfabética pela Biblioteca Setorial da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/UFRGS. Essa avaliação está sendo desenvolvida baseada na Teoria Comunicativa da Terminologia. Nessa teoria o termo é analisado na perspectiva de uma unidade lexical terminológica, sendo necessário sua identificação em situação discursiva, ou seja, em funcionamento. A base de dados visa agilizar e facilitar o trabalho na consolidação dos termos e a elaboração de definições para a construção de um glossário. Este será construído com a finalidade de tornar-se critério avaliador dos descritores relativos à Área de Ciências da Informação. A base de dados foi desenvolvida segundo o modelo relacional que possibilita estabelecer com maior precisão as relações entre os campos constituintes da ficha de coleta dos dados terminológicos empregada na pesquisa. A base está estruturada nas seguintes entidades: compilador, fonte, termo, definição, contexto, marcas semânticas e definição para a elaboração do glossário. Destaca-se que essa ferramenta poderá ser empregada em outras pesquisas de cunho terminológico e para construção de tesauros.

 


Palavras-chave


Base de dados; terminologia; indexação alfabética

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)