Reflexões sobre a televisão e a "falta de cultura" no Brasil

Nara Maria Emanuelli Magalhães

Resumo


Este artigo tem por base uma pesquisa desenvolvida a respeito do ponto de vista de pessoas de camadas médias sobre televisão, com as quais foram realizadas entrevistas, etnografia de audiência e coleta de depoimentos. Na primeira parte, exponho o modo como se realizou a pesquisa, situando a metodologia de etnografia de audiência em relação aos estudos de recepção e destacando alguns dados que o trabalho de campo trouxe. Na segunda parte, relaciono os dados obtidos com a discussão ao longo de nossa história sobre cultura, colocando em diálogo a visão das pessoas pesquisadas e as teorias, buscando pontos comuns na suposição de falta de cultura no Brasil quando se debate televisão. Por fim, lanço algumas hipóteses e reflexões que apontam novas possibilidades de investigação.

 


Palavras-chave


Televisão; estudos de recepção; etnografia de audiência

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)