Notícias

Chamada para trabalhos apresentados no V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - 30 de abril de 2019

 
Desde 2014, o Fórum Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA desenvolve pesquisas e identificação de tendências sobre as questões históricas e contemporâneas da Bibliografia. As investigações científicas do coletivo já reuniram instituições, pesquisadores e saberes oriundos de diferentes centros universitários do Brasil e no contexto internacional, como IBICT, UNIRIO, UFRJ, USP, UNB, UFMG, UFES, UFPE, UFSC, Instituto Mundaneum (Bélgica), Universidades de Bolonha e Parma, bem como de Perúgia e de Roma "La Sapienza" (Itália), Universidade Toulouse 3 Paul Sabatier (França), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Portugal). A Bibliografia é abordada pelo Fórum como arte, ciência, técnica e método. As problematizações advindas das pesquisas desenvolvidas nos últimos 5 anos integram as margens de inovação no contexto acadêmico internacional, reconhecendo aspectos filosóficos, técnicos e conceituais de um processo que sustenta parte considerável da construção da noção de conhecimento e de cultura tecida no Ocidente, repercutindo na atual chamada. O presente Dossiê, resultante do V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia, se propõe evocar as relações da Bibliografia entre o local e o global, reunindo suas perspectivas teóricas e aplicadas. A problematização é endereçada aos pesquisadores dedicados aos estudos do livro, do documento e da informação, da cultura informacional e da circulação dos saberes no âmbito das teorizações em Biblioteconomia e Ciência da Informação e suas áreas afins. As relações entre bibliografia, sociedade e tecnologia serão objeto central do dossiê, incluindo as transversalidades do fazer e do pensar bibliográfico em contextos dinâmicos e inovadores de circulação de saberes.  
Publicado: 2019-04-11
 

A Em Questão anuncia sua indexação na Web of Science!

 

A EQ foi aceita no índice Emerging Sources Citation Index (ESCI), que inclui publicações revisadas por pares de importância regional e em campos científicos emergentes, passando a fazer parte da coleção principal da Web of Science.

A Web of Science é um dos principais indexadores de conteúdo científico do mundo, o que amplia a visibilidade dos artigos publicados pela EQ. Uma grande conquista para a revista, autores, leitores e pareceristas.

Parabéns a todxs!

 
Publicado: 2019-01-15
 

Diretrizes éticas da Em Questão

 

A Em Questão divulga a reformulação da conduta ética pertinente a todos os processos da revista. São as mesmas diretrizes já adotadas, porém foram reformuladas a fim de explicitar de maneira mais clara os parâmetros para autores, revisores, leitores e editores da EQ. A Em Questão também passa a adotar os fluxos da Committee on Publication Ethics (COPE) para a investigação e resolução de conflitos.

Veja em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/about/editorialPolicies#custom-1

 
Publicado: 2018-10-03
 

Indexação na Dialnet

 

Em agosto de 2017 a Em Questão passa a ser indexada pela Dialnet, uma base de dados de Ciências Sociais e Humanidades, criada e mantida pela Universidad de La Rioja (Espanha). A Dialnet abrange mais de dez mil periódicos científicos, principalmente hispano-americanos, e conta com quase dois milhões de usuários registrados.   

 

 
Publicado: 2017-08-08 Mais...
 

Em Questão se filia à ABEC

 
Com prazer anunciamos a filiação da Em Questão à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)!  
Publicado: 2017-07-03 Mais...
 

Indexação pela Redalyc

 

No mês de setembro de 2016 a revista Em Questão foi incorporada na base de dados Redalyc, a Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. A Redalyc reúne uma coleção de 1154 revistas em acesso aberto, disponibilizando seus conteúdos e agregando inúmeras ferramentas bibliométricas. 

Estamos orgulhosos por sermos a segunda revista brasileira de Ciência da Informação a participar da rede e com isso, ampliar a visibilidade e o acesso aos artigos publicados pela revista.

 
Publicado: 2016-09-30
 

Online first

 
A partir de maio de 2015 os textos aprovados para publicação na Em Questão estarão disponíveis na seção Online First, até a publicação definitiva no fascículo. Esta iniciativa consolida a agilidade dos processos editoriais da revista e a permite a rápida divulgação dos textos e resultados de pesquisas da comunidade científica.  
Publicado: 2015-05-27
 
1 a 7 de 7 itens