A Índia na estratégia de poer os Estados Unidos para a Ásia

Autores

  • Diego Pautasso
  • Fernando Scholz

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.38010

Palavras-chave:

Estados Unidos, Índia, Nuclearização, Segurança Internacional.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o lugar da Índia na estratégia de poder dos Estados Unidos, sobretudo para as regiões Leste e Sul da Ásia. Durante a Guerra Fria, principalmente em fins da década de 1960 e início da década de 1970, ambos os países ficaram em extremos opostos no conflito bipolar. Essa situação sofreria mudanças com a dissolução da União Soviética. Particularmente importante é a forma como os norte-americanos interpretaram o programa nuclear indiano que, de algo inaceitável, passou a ser visto como um elemento-chave na busca por uma maior aproximação com os indianos. Tal política se encontra no cerne das diretrizes estratégicas norte-americanas para manter o status de hegemon global diante do reordenamento de poder mundial no contexto da reorganização do poder mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pautasso

É doutor e mestre em Ciência Política e graduado em Geografia pela UFRGS. Atualmente é professor de Relações Internacionais e pesquisador do NEPRI na ESPM Sul. E-mail: dgpautasso@gmail.com.

Fernando Scholz

É mestrando em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS e graduado em Relações Internacionais pela ESPM Sul. E-mail:fscholz@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Pautasso, D., & Scholz, F. (2013). A Índia na estratégia de poer os Estados Unidos para a Ásia. Conjuntura Austral, 4(19), 35–54. https://doi.org/10.22456/2178-8839.38010

Edição

Seção

ARTIGOS