Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação: uma revisão sistemática de literatura sobre a perspectiva brasileira

Autores

  • Renata Oliveira Anunciato Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Barbara Vitória Marques Sá dos Santos Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.100059

Palavras-chave:

Diplomacia Científica, Diplomacia da Inovação, Brasil

Resumo

Neste artigo explora-se a difusão do conceito de “Diplomacia da Inovação” (DI) utilizado pelo Brasil para se inserir no contexto internacional de Diplomacia Científica (DC), dentro do panorama da pesquisa acadêmica de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Dividido em três seções, trata na primeira sobre a origem do termo “Diplomacia Científica”, sua definição e utilização como instrumento de política externa. Na segunda, apresenta a perspectiva brasileira de Diplomacia Científica, representada pelo conceito de “Diplomacia da Inovação”, como proposta e via de inserção do País no contexto internacional da Diplomacia Científica. A terceira seção concentra-se na identificação e análise qualitativa e quantitativa dos artigos coletados, por meio da metodologia da análise bibliométrica, e que abordam a Diplomacia da Inovação. Por fim, é concluído que há difusão, no entanto, a pesquisa corroborou a hipótese de que a utilização do conceito de DI na academia, desconsiderando órgãos governamentais como Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ainda é embrionária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Oliveira Anunciato, Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004). Mestra em Ciência Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019-).

Barbara Vitória Marques Sá dos Santos, Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI)/ Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de Política Internacional. Pesquisadora junto ao grupo de pesquisa CNPq "Relações Internacionais e Ciência, Tecnologia e Inovação (RICTI)". Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e estagiária voluntária no Escritório de Relações Internacionais da UNIVALI no projeto PEIEX durante o ano de 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

Anunciato, R. O., & Santos, B. V. M. S. dos. (2020). Diplomacia Científica e Diplomacia da Inovação: uma revisão sistemática de literatura sobre a perspectiva brasileira. Conjuntura Austral, 11(54), 35–53. https://doi.org/10.22456/2178-8839.100059

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)