Questão fundiária em Cabo Verde: posse tradicional x propriedade de terra em São Salvador do Mundo

Autores

  • Carolina dos Anjos de Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural
  • José Carlos Gomes dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.25993

Palavras-chave:

Questão fundiária, Território, Resistência

Resumo

Este trabalho propõe-se a debater a questão fundiária em Cabo Verde na contemporaneidade, a partir do caso paradigmático do Município de São Salvador do Mundo – Ilha de Santiago. Diversos processos históricos provocaram modificações importantes nas relações sociais constituídas no meio rural cabo-verdiano - tais como a decadência dos morgados, a independência nacional, a reforma agrária, entre outros. Sendo assim, objetiva-se trazer à cena as inúmeras perspectivas vivenciadas pelos camponeses na busca de um espaço existencial para assentar seu modo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina dos Anjos de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e Mestrado em Desenvolvimento Rural - UFRGS. Atualmente é Advogada (OAB 69.399) e Doutoranda em Desenvolvimeto Rural - UFRGS, fez seu estágio doutoral na Universidade de Cabo Verde  atuando principalmente nos seguintes temas: territorialização étnica, regularização fundiária, quilombolas, título de propriedade, identidade quilombola, Direito Étnico, Direito Agrário.


José Carlos Gomes dos Anjos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural

Possui doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Pós-doutorado em Ecole Normale Superieure de Paris (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Pós-Graduação em Sociologia e Desenvolvimento Rural. Coordenador do Curso de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde. Trabalha com Sociologia de elites e Relações Interétnicas, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação político-cultural no mundo rural, etnodesenvolvimento, identidades étnica e nacional, intelectuais, desigualdade racial.

Downloads

Publicado

2012-05-06

Como Citar

de Borba, C. dos A., & dos Anjos, J. C. G. (2012). Questão fundiária em Cabo Verde: posse tradicional x propriedade de terra em São Salvador do Mundo. Conjuntura Austral, 3(11), 39–57. https://doi.org/10.22456/2178-8839.25993

Edição

Seção

ARTIGOS