Segurança Ambiental em Relações Internacionais: perspectivas teóricas, unidades de análise e principais desafios no estudo sobre recursos hídricos internacionais.

Autores

  • Luciana Brandão UFRGS
  • Eduardo Ernesto Filippi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.75598

Palavras-chave:

Segurança Ambiental, Recursos Hídricos, Relações Internacionais, Bacias Hidrográficas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal traçar um panorama das atuais perspectivas teóricas para o estudo das questões ambientais dentro da disciplina de Relações Internacionais, em especial na área dos estudos de segurança. Para isso foi realizada uma revisão da bibliografia produzida acerca da temática de segurança ambiental nos últimos 50 anos, quando o termo passou a compor a agenda de debates políticos e acadêmicos no âmbito da política internacional. Percebemos que as principais teorias de segurança ambiental podem ser sistematizadas em dois grandes grupos: de um lado, teóricos que dialogam com a Tese dos Conflitos Ambientais (do inglês, environment-conflict thesis) e do outro aqueles que estudam as dinâmicas de Segurança Humana e Ecológica. A análise das pesquisas produzidas sobre a questão dos recursos hídricos internacionais demonstrou que tal divisão também se reflete na literatura produzida sobre este assunto específico, limitando as possibilidades de análise do problema. Por fim, propomos alguns elementos que podem contribuir para o desenvolvimento de análises de segurança ambiental mais inclusivas, como a adequação do nível de análise, a incorporação de múltiplos agentes e a articulação das diferentes esferas de segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brandão, UFRGS

Graduação em Relações Internacionais (UFRGS). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UFRGS).

Eduardo Ernesto Filippi, UFRGS

Downloads

Publicado

2018-03-27

Como Citar

Brandão, L., & Filippi, E. E. (2018). Segurança Ambiental em Relações Internacionais: perspectivas teóricas, unidades de análise e principais desafios no estudo sobre recursos hídricos internacionais. Conjuntura Austral, 8(44), 72–89. https://doi.org/10.22456/2178-8839.75598

Edição

Seção

ARTIGOS